Wildernerss First Responder / Socorrismo para Escursionista


Depois de me meter em vários tipos de roubadas, busquei ajuda profissional no ramo de segurança, socorrismo e resgate. Comecei pelos primeiros socorros. Fiz cursos na Cruz Vermelha e tal... Então, percebi que ter o conhecimento técnico quando ocorrer um acidente na montanha ou em vias de escalada de varias cordadas, propicia melhores resultados e garante um retorno mais tranqüilo e saudável. Como seria o caso de analisar a coluna vertebral de um paciente, com possível lesão cervical, antes de movimentá-lo, para não provocar a lesão de sua medula e agravar o quadro para um estado de paralisia ou, até mesmo, torná-lo um paraplégico!

Dentre todos os cursos, o que eu considerei mais abrangente e prático foi o Wilderness First Responder (WFR) promovido pela Fundação Ecomed (Argentina). O WFR ocorreu entre os dias 25 de outubro e 02 de novembro de 2008 em Bombinhas (Santa Catarina), e foi ministrado por dois instrutores argentinos pertencentes a Ecomed. O curso visou o treinamento de socorristas no emprego de ferramentas essenciais na prevenção de lesões e traumas de pessoas acidentadas em zonas agrestes e remotas com base em conceitos e técnicas mais atualizadas no Brasil (em referencia aos protocolos médicos de campo internacionais). As ferramentas mais inovadoras são: 1) Sistema de avaliação do paciente (ampliado dos protocolos médicos convencionais) para ser aplicado em situações de evacuação prolongada em terreno e /ou clima hostis; 2) Analise critica do paciente por meio da historia clinica descrita na ficha SOAP (exame subjetivo, objetivo, analise e tratamento); e 3) Estado de consciência do paciente com base na escala AVDN (alerta, resposta a estímulos verbais, a dor e nenhuma resposta).

O legal é que discutimos temas como a liderança, organização, comunicação e trabalho em equipe de maneira a criar um ambiente "controlado" frente ao clima tenso criados devido ao acidente. E praticamos todos estes conceitos em simulados diurnos e noturno, com manejo de coluna e do paciente poli-traumatizado em zonas acidentadas, lesões no tórax, hipotermia, tratamento de lesões traumáticas nos ossos longos e articulações, etc.

A certificação WFR tem validação internacional e é pré-requisito para o curso UIAGM (união internacional dos guias de alta montanha) de guia profissional de alta montanha.

Nenhum comentário: